O Presidente da Casa Legislativa anunciou nesta segunda-feira, dia 25 de setembro, que irá antecipar a devolução de recursos ao município com o compromisso da realização de um mutirão de cirurgias de Catarata em Carlos Chagas, no Hospital Lourenço Westin.
A catarata é uma doença que atinge quase metade (46,2%) da população mundial com mais de 65 anos. Estima-se que no mundo cerca de 160 milhões de pessoas tenham esta doença, considerada a maior causa de cegueira evitável. No Brasil são dois milhões e surgem cerca de 120 mil novos casos ao ano.
Em Carlos Chagas centenas de pacientes estão na fila há mais de um ano aguardando a Secretaria de Saúde liberar o procedimento de cirurgia. O presidente da Câmara, Vereador Izalton Almeida (PPS), fez um acordo com o município e irá antecipar a devolução de R$50 mil reais que seria destinado a Prefeitura, para que a Secretaria de Saúde junto ao Ministério da Saúde possam realizar o procedimento em Carlos Chagas.
Segundo o presidente da câmara, o Programa Carlos Chagas Sem Catarata será lançado nesta quarta-feira, dia 27 de setembro em clube local. Ele informou que até o final do ano pretende devolver mais recursos para que sejam investidos na Saúde do município.
Ainda não há data para finalizar os trâmites e marcação dos procedimentos, mas o Presidente disse que será feita ampla divulgação para que a Comunidade tome conhecimento e os que aguardam na fila possa procurar a Secretaria de Saúde.