A parceria entre o Sebrae Minas e o Sicoob Carlos Chagas continua levando ações do Programa Nacional de Educação Empreendedora para as escolas de Carlos Chagas. Na Cooeducar – Cooperativa educacional, a disciplina de empreendedorismo foi inserida na grade curricular desde 2016. Além da temática empreendedorismo, educação financeira e cooperativista são temas trabalhadas de forma transversal no currículo dos alunos da cooperativa.
Compondo as ações de capacitação, no dia 10 de agosto, a partir de 8h, será realizado o curso Crescendo e Empreendendo, destinado a todos alunos do ensino médio da instituição. A ação pretende provocar uma discussão sobre trabalho, negócio e empreendedorismo, e como essas atividades podem colaborar para o desenvolvimento integral dos jovens, além e prepará-los para os desafios do mundo dos negócios.
No dia seguinte, no mesmo horário, será a vez da equipe pedagógica e professores participarem da oficina de Educação Cooperativa. O objetivo é debater ideias que levem para toda a comunidade escolar a importância da cooperação e disseminação da cultura e dos princípios do cooperativismo na escola.
Escolas Estaduais
As ações também comtemplam as escolas estaduais do município. No dia 18 de agosto, os educadores da Escola Estadual Olga Prates, localizada no distrito de Presidente Pena (zona rural do município), recebem a oficina Processo de Modelagem de Negócios. A escola, que tem cerca de 150 alunos, participa do Programa de Educação Empreendedora desde 2016. A diretora Sônia Maria Rodrigues ressalta a importância do trabalho. “Hoje o mercado de trabalho exige pessoas bem preparadas, e os ensinamentos do programa colaboram de forma significativa para a cultura empreendedora de nossos alunos”, afirma.
Crescimento
Para a diretora pedagógica da Cooeducar, Andrea Maia, o estímulo ao empreendedorismo aliado ao conhecimento têm sido fatores fundamentais para o desenvolvimento dos estudantes. “Temos percebido um grande diferencial na postura e comportamento dos nossos alunos, desde que foi implantado o programa de educação empreendedora. É um processo contínuo que vai somando valores e atitudes. O apoio do Sebrae Minas é essencial para que nossos profissionais direcionem a educação de forma segura e consciente”, enfatiza a educadora.
“Todas as escolas públicas e particulares de Carlos Chagas foram capacitadas pelo programa de educação empreendedora, entre 2015 e 2017. Em 2018, priorizamos a continuidade das ações de capacitação e apoio aos professores, que são os responsáveis pela implementação do trabalho junto aos alunos. Nossa expectativa é contribuir para que os alunos tenham cada vez mais uma formação crítica, e que a escolas sejam o suporte e incentivo para o desenvolvimento de suas características empreendedoras”, ressalta a analista do Sebrae Minas, Renata Carvalho.